quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Vermiculita

Vermiculita ou vermiculite é um mineral, semelhante à mica, que é muito usado, em sua forma expandida, como substrato de plantas ou condicionador de solo. O processo de expansão é parecido com o da perlita: depois que sofre aquecimento, a água de hidratação evapora, de modo que o mineral estoure produzindo varias lâminas sanfonadas.

Vermiculita expandida.
Vermiculita em seu estado natural.

Por esse motivo, a vermiculita expandida é capaz de absorver até 5 vezes o seu próprio peso em água, além de reter a aplicação de fertilizantes e defensívos e permitir alta CTC (capacidade de troca catiônica), o que a torna um substrato excelente, principalmente para solos muito permeáveis (arenosos), pouco férteis, erosíveis, lixiviados e para substratos de vasos. Ainda por isso, a vermiculita é indispensável à germinação de sementes, sobretudo as menores e mais sensíveis, protegendo-as do intemperismo, da variação térmica e da perda de umidade.

Aplicação de vermiculita fina em cima do substrato com as sementes. Essa prática evita a perda de umidade e a variação de temperatura.






Assim como a perlita, a vermiculita é vendida em vários tamanhos. Os maiores geralmente não são usados na jardinagem, mas destinados à construção civil. Caso queira uma vermiculita mais fina, basta esfarelar sem esforço o produto com as mãos.

Diferentes tamanhos de vermiculita.

3 comentários:

  1. Posso usar a vermiculita de construção cívil no meu jardim/horta ? Tava pesquisando os preços e sai mais barato comprar a de construção civil.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Sim, "basta esfarelar sem esforço o produto com as mãos."

    ResponderExcluir