terça-feira, 1 de novembro de 2011

Perlita

Existem dois tipos de perlita (ou perlite) no mercado: uma que é expandida e outra que não é. A primeira é produzida pelo aquecimento da rocha moída, fazendo com que a água de hidratação (água incrustada na rocha) evapore, o que produz poros, tornando um excelente retentor de água, além de melhorar a aeração do solo. A segunda é a rocha pura moída, sem passar pelo aquecimento, o que a faz de um ótimo drenante inerte. Muitas vezes, são usadas puras como substrato de germinação e enraizamento de plantas com desenvolvimento lento, bem como substrato para hidroponia, ou incorporadas a outros substratos para complemento. 

Perlita expandida fina usada pura como substrato.



No mercado, no entanto, os dois tipos de perlite são ocasionalmente vendidos (fora o preço que é alto em algumas lojas) sem especificação na embalagem, portanto deve-se procurar as características de cada tipo. A perlita expandida, que no aquecimento aumenta de 5 a 20 vezes de tamanho, é pouco densa e, por isso, é leve, ao contrário do mineral não tratado que é denso e pesado. 


Da esquerda para a direita: perlita em rocha, perlita moída não-expandida, perlita moída expandida.

A perlita expandida é um ótimo isolante térmico, o que, para sementes recém plantadas, sobretudo em climas quentes, é perfeito, uma vez que deixa a temperatura do solo agradável para a germinação. Além disso, evita o murchamento das plantas cuja causa, em parte, é devido ao aquecimento do solo em dias quentes.

A perlita não-expandida é excelente para solos argilosos, fáceis de se encharcarem, visto que ela aumenta a aeração e a drenagem do solo. A não ser por esse motivo, a perlita não-expandida se presta mais para a drenagem em fundos de vaso ou para a cobertura.

Ambos os tipos são inorgânicos e estéreis e, por esse motivo, não oferecem alimentos para pragas. Talvez, por isso, são melhores que a areia, porque, ainda que inorgânica, traz muitas bactérias e vírus, podendo ser prejudiciais às plantas, principalmente as mais novas. Além disso, a aplicação de perlita fina em cima do substrato evita o ataque de fungos, já que, depois da irrigação, mantém a superfície seca, por conseguinte o caule, dificultando a ação do fungo do tombamento. Há autores que defendem que o uso da perlita pode diminuir o trauma do transplante, já que aumenta a capacidade de aderência nas raízes.

Área atingida pelo fungo do tombamento (damping-off).

A moagem da perlita é diversa, variando-se da grossa à extra fina. Granulometrias maiores são geralmente usadas como material de drenagem ou de cobertura, enquanto em moagens mais finas, a perlita é destinada a substrato.

Diferentes granulometrias da perlita expandida.

Nos jardins e vasos, a perlita é uma ótima opção para cobertura e decoração devido a sua cor clara e neutra, podendo substituir a argila expandida. Vale lembrar que a cobertura, seja com perlita ou com outro material, é importante para evitar o ressecamento precoce do substrato pelo ambiente.

Árvore-da-felicidade plantada em vaso com cobertura de perlita.

14 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perdão Lourdes! Removi seu comentário por engano! Se você puder comentar de novo, eu agradeço! Muito obrigado por ter gostado do blog e da postagem da Perlita. Agradeço mesmo de verdade! Qualquer dúvida é só comentar.

      Excluir
  2. Alguma loja que poderia me indicar para adquirir a perlita,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comprei no Leroy Merlin. Também têm Vermiculite que serve para o mesmo. O Aki também têm ou qualquer Centro de Jardinagem. Custa 3 euros/6 kg.

      Excluir
    2. Comprei no Leroy Merlin. Também têm Vermiculite que serve para o mesmo. O Aki também têm ou qualquer Centro de Jardinagem. Custa 3 euros/6 kg.

      Excluir
    3. Comprei no Leroy Merlin. Também têm Vermiculite que serve para o mesmo. O Aki também têm ou qualquer Centro de Jardinagem. Custa 3 euros/6 kg.

      Excluir
    4. Comprei no Leroy Merlin. Também têm Vermiculite que serve para o mesmo. O Aki também têm ou qualquer Centro de Jardinagem. Custa 3 euros/6 kg.

      Excluir
    5. 6 L não 6 kg. Existe muita diferença já que a perlita é muito leve.

      Excluir
  3. Alguma loja que poderia me indicar para adquirir a perlita,

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Por favor entre em contato. Eu possuo perlita.
    itatec@itatec-am.com

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Por favor entre em contato. Eu possuo perlita.
    itatec@itatec-am.com

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Olá procuro pra venda a Perlita fina para substrato, aonde posso encontrar em sp pra comprar? Obrigado

    ResponderExcluir
  8. Uso Perlita expandida para cobertura das Hoyas (flor de cera), agora fiquei sabendo que tb serve para orquídeas como tenho as duas em quantidade, eu comprei no Mundo da Orta o preço é bom, a entrega rápida.

    ResponderExcluir