segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Vasos e recipientes

Além do apelo decorativo e paisagístico, os vasos e recipientes, juntamente com o substrato, apresentam grande importância para o desenvolvimento das plantas. Há no mercado uma extensa variedade de recipientes de vários tamanhos e formatos, produzido por diversos materiais. 

O mais clássico e mais abundante no mercado é o vaso de plástico devido a sua preferência pela maioria dos jardineiros amadores por serem práticos, mais baratos e semi-descartáveis. O plástico é inerte e estéril, por isso não interfere, nem prejudica o desenvolvimento das plantas. Além disso, vaso de plástico é ideal para o desenvolvimento de mudas, uma vez que, devido a sua maleabilidade e baixa aderência, facilita a remoção da planta na hora do trasplante sem abalarem suas raízes. 

Apesar dessas conveniências, o substrato a ser colocado em um vaso de plástico deve reter menos água ou ser mais areado, sendo, portanto, raro em argila e rico em areia ou casca de pinus. Como o plástico não permite a aeração, ele conserva água da rega no substrato, e se este é argiloso, a umidade apodreceria as raízes.

Desenvolvimento de mudas de pimentas em vasos de plástico.
Vasos de plástico facilitam a remoção da planta para transplante.


Os vasos de cerâmica ou vasos de barro são, sem dúvida, um dos melhores tipos de recipientes para o desenvolvimento de plantas. Eles, principalmente os não-resinados, são porosos e permitem a passagem de ar para o substrato, forçando a evaporação da umidade caso exista. Por esse motivo, a cerâmica reduz a temperatura do substrato, sendo perfeita para ambientes externos ou que recebem luminosidade direta. Além disso, o substrato a ser usado deve reter bastante água, mas que permita a circulação de ar, composto, por exemplo, de turfa, vermiculita e casca de pinus.

Vale lembrar que a cerâmica retém, com o tempo, uma coloração branca proveniente dos fertilizantes adicionados nos substratos e, por essa razão, as aplicações podem ser espaçadas.

Ervas e temperos plantados em vasos de cerâmica. Observe a crosta branca de fertilizantes formada.
Vasos de cerâmica envernizados e decorados.

Os vasos de cimento ou vasos de concreto são muito bons, em relação a efeito decorativo, tanto para áreas externas quanto para áreas internas, mas, como são excessivamente pesados, devem ser postos em locais definitivos, optando-se por plantar variedades perenes.

Vaso de cimento e flores.











Tronco de árvores pode ser uma opção especial para a fabricação de vasos e jardineiras, uma vez que esse tipo de recipiente dá ao ambiente uma aparência campesina, ideal para sítios, ranchos e chácaras. Fora o aspecto ornamental, os troncos de árvores retém e fornecem umidade, matéria orgânica e nutrientes, no entanto são degradáveis, necessitando, portanto, de manuntenção.

Tronco de árvore formando uma jardineira com flores.
Os troncos de árvores são excelentes para orquídeas.

Os vasos de fibra de coco, vasos de xaxim e os vasos de retalhos de pneu são uma opção bem ecologica (apesar de que a comercialização e a retirada do xaxim, devido o risco de sua extinção, aqui, no Brasil estão proibidas desde 2002). Eles são extremamente leves e porosos, permitindo a drenagem da água muito fácil, além da passagem de ar. Geralmente não possuem furo para dreno, já que a drenagem é feita pelo próprio material. O transplante de plantas de vasos desse tipo é complicado, visto que as raízes penetram no material do qual são feitos.

Vasos de fibra de coco.
Vasos de xaxim.
                                         

6 comentários:

  1. SOCORRO.... plantei meus girassóis em vasos de coco, mas as raizes sairam atraves do vaso, das fibras, acho que já perdi uma em uma tentativa de transplante....
    Como devo fazer o transplante????
    Colocar tudo dentro água poderia ajudar?

    Vivi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os vasos de fibra de coco são compostáveis e por isso eles se decompõem junto à terra. Dessa forma, você não precisa retirar a planta do vaso atual para poder transplantar. Escolha um recipiente maior, acondicione terra no fundo, coloque o vaso junto com os girassóis e complete com terra.

      Excluir
  2. Posso passar verniz(comum,de envernizar madeira) em vaso de cerâmica? Irei plantar orquídeas.

    ResponderExcluir
  3. gostaria de informações, sobre plantas

    ResponderExcluir