sexta-feira, 1 de julho de 2011

Substratos para plantas e características dos solos

A qualidade do substrato é decisiva para a vitalidade e a perenidade das plantas. Não existe, porém, uma formulação geral que vá servir para qualquer tipo de planta e em qualquer estágio de desenvolvimento. Basta seguir algumas regras de química e biologia.

Os melhores substratos que tiveram uma melhor resposta das plantas foram preparados basicamente com pó de coco, casca de pinus e vermiculita. Essa mistura, devido a boa granulometria e a capacidade de retenção de água, incentiva o crescimento de raízes, aumentando, assim, a absorção de água e nutrientes; no entanto essa formulação é pobre em nutrientes e deve ser enriquecida com fertilizantes. 



Vale ressaltar que, quando um solo é favorecido fisicamente, ou seja, as partículas são maiores, solo mais solto, em que há arejamento e raízes se desenvolvem facilmente, é desfavorecido quimicamente, ou seja, tendem a serem pobres em nutrientes, em matéria orgânica e em água. O mesmo acontece para o contrário: os solos que têm a tendência de favorecimento químico são aqueles que têm a tendência de desfavorecimento físico. Solos argilosos, por exemplo, tendem a compactar e a dificultar o crescimento das raízes, no entanto são os que tendem a riqueza de nutrientes e de água.


Essa dica é importante para entender qual melhor substrato a ser produzido para uma determinada planta, uma vez que diferentes vegetais pedem exigências distintas. Geralmente plantas que exigem muita água são aquelas que exigem muita matéria orgânica e nutrientes, portanto deve-se preparar um substrato argiloso adubado, enquanto que plantas que necessitam de menos água e nutrientes, opta-se por um substrato arenoso orgânico. A formulação de substrato proposto acima, se fertilizado, reúne as qualidades de um solo arenoso e de um solo argiloso: o pó de coco e a casca de pinus favorece o desenvolvimento das raízes ao mesmo tempo retém umidade e nutrientes principalmente se adicionar vermiculita e fertilizantes orgânicos. 

As hortaliças e os temperos tendem a exigirem água e nutrientes, se adaptando em solos argilosos ou siltosos, com grande fertilidade e capacidade de retenção hídrica.
Os cactos, por exemplo, tendem a viver em ambientes desérticos, se adaptando aos solos arenosos e à falta de água, portanto o substrato ideal para eles deve ser bem solto e pobre em nutrientes.

A garantia de saúde das plantas está nas raízes, ou seja, plantas com mais raízes tendem a sofrer menos com as variações do clima -- seca, sol, vento. Além disso, mais raízes permitem absorver mais água e nutrientes, mantendo a turgescência e a saúde da planta até mesmo nos períodos secos. Vale lembrar que a planta reflete o estado do substrato em que ela se encontra. Enquanto que em um substrato encharcado, uma planta vegeta muito e produz poucas raízes, em um substrato seco a planta vegeta pouco e produz muitas raízes.

Nesse sentido, deve-se analisar cada substrato e fazer uma formulação para cada planta. Realizar experiências e testes é o começo para atingir o melhor substrato.

2 comentários:

  1. O vosso blog é excelente
    Trabalhamos na área das coberturas em madeira para jardins e terraços, temos obras interessantes a nível de marquises alpendres e cobertos em madeira
    Podem ver nossos produtos em www.estruturasdemadeira.com.pt

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito e me ajudou bastante tou grato!

    ResponderExcluir