quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Fertilizantes orgânicos

Os fertilizantes orgânicos são ótimos repositores minerais e de matéria orgânica. Sempre que puder deve-se incorporá-los ao solo, uma vez que contém nutrientes de primeiríssima ordem e altamente assimiláveis pelas plantas. São geralmente melhores que os adubos orgânicos e químicos por raramente salinizar ou infestar o solo de sementes de ervas-daninhas. A seguir alguns fertilizantes orgânicos que são encontrados no mercado.

A torta de mamona é um subproduto das indústrias e é produzida a partir dos restos da extração do óleo das sementes de mamona. Presta-se para a adubação, cuja aplicação, além de fornecer muita matéria orgânica (cerca de 85 a 90%), ainda controla a população de fitonematóides (microorganismos ruins) devido a algumas substâncias tóxicas. É um fertilizante de efeito duradouro. Possui 4 a 6% de nitrogênio, 1 a 2% de fósforo e 1,2% de potássio. Depois de desintoxicada serve como excelente forrageira para gado. Usa-se muito torta de manoma na horticultura e floricultura principalmente como fertilizante nitrogenado para orquídeas.

Folha e fruto da mamona


A torta de algodão é basicamente obtida pelo mesmo processo de produção da torta de mamona, além de servir, também, para a alimentação de animais depois de desintoxicada. É um adubo magnífico de longa duração, por isso deve sempre preferí-la em relação à torta de mamona. Possui cerca de 90% de matéria orgânica, além de 6 a 8% de nitrogênio, 2 a 3% de fósforo, 12% de potássio e mais um tanto em ferro, cobre, manganês, zinco e molibdênio.
 

          "As tortas são muito apropriadas para os solos brancos, bem como para os argilosos e calcários. Convém misturar as tortas com estrume de curral, composto ou estrume artificial, quando se deseja aplicá-las em solos argilosos. Também se aconselha, para solos argilosos, uma pequena aplicação de cal extinta ou, o que é muito melhor, pedra calcária moída. Faz-se a aplicação 15 a 20 dias antes dos outros adubos e da semeadura. Não se põem, portanto, as tortas em contato com a sementes , para não prejudicar a germinação.
          O efeito da adubação com tortas dura mais de um ano."  (MALAVOLTA, E. 1926 Adubos & Adubações p.71 ed. Nobel São Paulo)

A farinha de conchas ou calcário de conchas, como também é chamado, é um corretivo de acidez do solo, assim como o calcário de rochas, cal virgem, cal hidratada ou o calcário dolomítico, no entanto, como fornece cálcio e magnésio e é de origem mineral (origem animal), contudo deve-se considerá-lo como fertilizante inorgânico natural. A farinha de conchas é obtida a partir da moagem das pedras fossilizadas de conchas de animais marinhos, possuindo 96% de cálcio (carbonato de cálcio) e 0,3% de magnésio (oxido de magnésio). Além disso, tem efeito duradouro e tem liberação lenta.


A farinha de ossos, assim como a torta de mamona, é o fertlizante mais comum de se encontrar em lojas de jardinagem ou em hipermercados. Também é um adubo muito aplicado na horticultura e floricultura, principalmente na adubação de orquídeas. É um subproduto dos frigoríficos e um adubo de primeira ordem de liberação lenta. Tem cerca de 2% de nitrogênio e 27% de fósforo.


A farinha de sangue é também um produto dos frigoríficos. Produz-se a farinha por meio de aquecimento com vapor ou ar quente. Adubar com esse fertilizante é um privilégio, porque, além de ser um fertilizante nobre e caro, praticamente toda a produção é destinada à alimentação de peixes e,  por isso dificilmente se encontra no mercado. Sempre que encontrá-lo nas prateleiras, deve-se comprar. Possui 8 a 14% de nitrogênio, 0,3 a 1,5% de fósforo e 0,5 a 0,8% de potássio, nutrientes de surpreendente assimilação.


A farinha de cascos e chifres é produzida a partir da moagem desses materiais do gado de corte. Geralmente tosta-se um pouco para que os nutrientes sejam assimilados mais rapidamente. Possui de 12,5% a 15% de fósforo. Excelente para floricultura e horticultura.

         

Para fazer este post tive por base o livro Adubos & Adubações editora Nobel.

Um comentário:

  1. a torta de algodao como alimento para o gado pode ser usada como mistura para adubo? pode ser usada direto na planta ou tem algum procedimento?

    ResponderExcluir